Reserva Ambiental e Borboletário Serelepe

localização

41 3049-7703
Segunda – Sexta: 9:00 – 17:00
Idade: a partir dos 6 anos
*O horário e os dias de abertura estão sujeitos a alterações.
Por isso, antes de ir até o local, é importante entrar
em contato e verificar se ele estará aberto!

 

O Borboletário Serelepe fica em Quatro Barras
e tem trilha sensitiva, formigário, minhocário,
horta mandala e outras atrações.
Deslize a tela para conhecer melhor o espaço!


O Borboletário Serelepe é uma reserva ambiental com 110 hectares de vegetação de remanescentes de Floresta Atlântica e Mata com Araucárias. O local possui borboletário, formigário, minhocário, compostagem, trilha e outras estruturas super bacanas para trabalhar a educação ambiental.

A Reserva Ambiental Serelepe foi criada em 2004, por iniciativa particular, com o objetivo de preservar e proteger essa área.​

O local conta com uma equipe de biólogas, monitoras e colaboradores/as que realizam um planejamento para cada grupo de visitantes, para tornar agradável a permanência em todos os aspectos, pedagógico, lazer e alimentação.


Ações educativas

| Visitas orientadas |

O espaço oferece visitas orientadas que envolvem o passeio em trilhas e também a participação em atividades.

Temas sugeridos:

– Biodiversidade

– Equilíbrio ambiental

– Relações ecológicas

– Ciclo de vida dos insetos

– Espécies endêmicas

– Evolução

– Sustentabilidade

– Coleções biológicas e pesquisa

Orientações para visita

Pode fotografar?

Sim, mas não é interessante interagir com o local por meio da tela do celular. Tente encontrar um equilíbrio entre os registros e a vivência.

E se chover?

O local possui algumas atividades em lugares cobertos, mas você perderá muitas atividades interessantes caso chova. Por isso, recomendamos reagendar a visita!

Se for em grupo, qual é o máximo de pessoas por visita?

80 Homo sapiens

Quanto dura a visita??

Dia todo ou meio período.

Para agendar a visita, você precisa ter os seguintes dados: nome da escola, número de pessoas, idade e série (caso sejam estudantes). Se você quiser um enfoque maior num determinado assunto, basta avisar. Como existem duas modalidades de visitação, meio período ou dia inteiro, também é importantes especificar essas informações quando for agendar, assim como a inclusão ou não de lanches e/ou refeição no local (tudo isso muda o preço da visita).

Além disso, como lá os visitantes participação de atividades ao ar livre, devem ir com roupas e calçados confortáveis e levar protetor solar, repelente e boné ou chapéu (e como provavelmente se sujarão, é interessante levar mais uma muda de roupa).

E como funciona a dinâmica da visita?​

O objetivo do trabalho dentro da reserva é promover a educação ambiental, conscientizando os visitantes a respeito do impacto de algumas atividades humanas no equilíbrio do meio ambiente.

É possível realizar diversas atividades, conforme a disponibilidade de tempo da escola.

Como o espaço oferece muitas opções de atividades, o melhor é você visitar o site deles para conhecer todas as possibilidades de interação!

Dê uma olhadinha na história do espaço (é só clicar aqui e deslizar um pouco a tela que ela já aparece)! Será que ele sempre foi aberto ao público? Afinal, o que é um borboletário? Será que se eu ou qualquer outra pessoa quiser criar borboletas é só começar? Ou precisa de uma autorização? Que outros seres vivos são criados nesse local? E qual é a intenção de criá-los?

O local abriga uma trilha sensitiva. Você conseguiria criar uma trilha semelhante perto de onde costuma frequentar? Qual é a diferença entre uma trilha normal e uma trilha sensitiva?

É importante entender a natureza do espaço que está sendo visitado e a linguagem que ele possui para disseminar o conhecimento. Pensar nessas coisas ajudar a instigar a curiosidade, incentiva a formulação de perguntas e também valoriza o ambiente, o respeito pelo trabalho realizado nesse local.


E aí, já visitou o Borboletário Serelepe? O que achou? Tem alguma dica? Compartilhe com a gente!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.