Projeto de Extensão Floresta-Escola

localização

41 3360-4282  | 41 3360-4310
Quarta e Sexta: 9:00 – 11:00 | 14:00 – 16:00
Idade: a partir dos 9 anos
*O horário e os dias de abertura estão sujeitos a alterações. Por isso, antes de ir até o local, é importante entrar em contato e verificar se ele estará aberto!

 

O Floresta-Escola desenvolve atividades de
educação ambiental em uma trilha pela floresta!
Deslize a tela para conhecer melhor o projeto!

O Projeto de Extensão Floresta-Escola da Universidade Federal do Paraná desenvolve atividades de educação ambiental monitoradas por acadêmicos do Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná, numa área de remanescente de floresta com Araucária.

O projeto tem como público-alvo estudantes do Ensino Fundamental da rede pública e privada de Curitiba e atualmente conta com a seguinte estrutura:

  • Centro de Educação Ambiental: casa de madeira de pinus(110 m²) proveniente de reflorestamento, construída pela MOBASA – Battistella Indústria e Comércio Ltda, com o apoio do Grupo PET-Floresta. Esse local abriga uma pequena exposição de produtos da floresta e nele é realizada a recepção dos/as visitantes e a preparação para o início das atividades na trilha.
  • Trilha: percurso de 750 metros, sinalizado com placas, no interior de um remanescente de Floresta Ombrófila Mista com Araucária, conhecido como Capão do Tigre. Essa área possui 15 hectares.

Ações educativas

Visitas orientadas | Palestras | Cursos | Empréstimo de materiais

O Projeto de Extensão Trilha da Floresta tem o objetivo de conscientizar os estudantes do ensino fundamental público e privado por meio de práticas de educação ambiental monitoradas por acadêmicos do curso de Engenharia Florestal da UFPR numa área de remanescente de Floresta Ombrófila Mista com Araucária, conhecido como “Capão do Tigre”.

Inicialmente a área foi denominada de “Capão do Tigre”, pelo fato de um tigre ter se refugiado neste local após escapar de um circo. Com a construção do prédio de Ciências Florestais e da Madeira, a área passou a ser denominada de “Capão da Engenharia Florestal”, onde são realizadas as atividades do Projeto Trilha da Floresta, pesquisas e aulas práticas.

Projeto de Extensão Floresta-Escola UFPR

Nesta atividade, os estudantes interagem com a natureza, percorrendo uma trilha de 750 metros, onde conhecem muitas espécies florestais e aprendem a importância da conservação da flora e fauna, do solo e da água.

 

Temas sugeridos:

– Biodiversidade

– Equilíbrio ambiental

– Ciclos biogeoquímicos

– Cadeias e teias alimentares

– Impactos ambientais

Relações ecológicas

– Sustentabilidade

– Biomas

Orientações para visita

Pode fotografar?

Sim, mas não é interessante interagir com a exposição por meio da tela do celular. Tente encontrar um equilíbrio entre os registros e a vivência.

E se chover?

Os estudantes não farão o percurso da trilha, mas ainda podem realizar diversas oficinas no Centro de Educação Ambiental, como oficina de sons, confecção de uma paisagem por meio de colagem, oficina dos cinco sentidos – essas três atividades são realizadas com produtos da floresta – e origami.

Se for em grupo, qual é o máximo de pessoas por visita?

30 Homo sapiens

Quanto dura a visita??

Cerca de 2 horas.

A visita é desenvolvida em três etapas:

  • Recepção: há uma dinâmica de entrosamento entre os/as visitantes e os/as monitores/as. Ocorre no Centro de Educação Ambiental;
  • Trilha: interpretação dos elementos da natureza (solo, água, flora e fauna) e identificação de espécies arbóreas. Durante a trilha são realizadas também diversas dinâmicas sobre a água, a ciclagem de nutrientes na floresta, os sons da mata, como observar melhor a floresta, contagem dos anéis de alguns troncos de árvores para determinar suas idades, etc. Os assuntos abordados são: a importância da floresta, floresta plantada, mata ciliar, solo e a ciclagem de nutrientes, epífitas e fauna da floresta.
  • Encerramento: é realizada uma dinâmica sobre o aprendizado adquirido e entrega de certificados aos/às alunos/as.

As atividades de educação ambiental desenvolvidas durante a trilha são associadas informalmente a temas relacionados às disciplinas da grade curricular das escolas.

Ao final da visita as escolas recebem uma muda para plantarem em seu terreno e os professores recebem a “Cartilha do Professor”, um encarte com a descrição de todos os assuntos falados durante a trilha, facilitando a continuidade em sala de aula dos temas abordados.

Uma das coisas mais legais em se ter em mente ao visitar o Projeto de Extensão Floresta-Escola é ter em mente que ele é uma ação de popularização científica que tem a intenção de proporcionar às pessoas a oportunidade de conhecer melhor o trabalho científico desenvolvido na universidade por acadêmicos do curso de Engenharia Florestal, a troca de experiências entre professores da universidade e de outras instituições de ensino e conscientizar as pessoas sobre a importância da conservação das florestas.

Quais são os remanescentes de florestas existentes na cidade? Por que é importante conservá-los? O que fazem os engenheiros florestais? Como encontrar um equilíbrio entre as necessidades que a sociedade possui em relação à utilização dos “produtos das florestas” e o tempo de recuperação dessas áreas? Que diferenças observamos em relação aos sons e à temperatura de uma área com árvores e uma sem? Quais são as diferenças de diversidade biológica observadas em uma área de floresta nativa e uma área de floresta plantada? Quais são as espécies-chave do ecossistema observado? Existem espécies invasoras? Quais? Que impactos elas causam? Como são realizadas as pesquisas na floresta? Fique atento a algumas instalações dos pesquisadores!

É importante entender a natureza do espaço que está sendo visitado e a linguagem que ele – e as pessoas que trabalham nele – possui para disseminar o conhecimento. Pensar nessas coisas ajudar a instigar a curiosidade, incentiva a formulação de perguntas e também valoriza o ambiente, o respeito pelo trabalho realizado nesse local.


E aí, já visitou o Floresta-Escola? O que achou? Tem alguma dica? Compartilhe com a gente!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.