Projeto Fi.Br.A.

localização

41 3361-3565
Idade: a partir do 9º ano do ensino fundamental
*Os horários oferecidos dependem do número de monitores que temos, portanto pode variar a cada semestre. Geralmente são ofertadas atividades nos períodos da manhã, tarde e noite. Por isso, antes de ir até o local, é importante entrar em contato e verificar se ele estará aberto!

 

O Projeto Fi.Br.A. fica em Curitiba e
possui vários experimentos – alguns interativos –
que tornam aprender Física mais divertido,
quase como uma brincadeira!
Deslize a tela para conhecer melhor o espaço!


O Projeto Fi.Br.A. – Física Brincando e Aprendendo – é uma atividade do Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná direcionada a alunos/as do Ensino Fundamental e Médio. O projeto tem como objetivo motivar, divulgar e promover o aprendizado de Física de forma atraente, além de oferecer aos/às acadêmicos/as de física uma oportunidade adicional de treinamento em didática experimental.

O local conta com diversas “ilhas” que possibilitam apresentações de experimentos de Física envolvendo fenômenos de Mecânica, Ondas, Fluidos, Calor, Eletricidade, Magnetismo e Óptica, nos quais procuram mostrar a correlação desses fenômenos com os acontecimentos do cotidiano. Apesar de a maioria dos materiais utilizados nas visitas serem de grande simplicidade, o local também possui equipamentos diferenciados como osciloscópios, fontes de alta tensão e laser.


Ações educativas

Visitas orientadas | Cursos

O espaço oferece visitas orientadas a turmas de escolas de ensino fundamental e médio, ensino superior e formação de professores. Para participar das atividades, é necessário agendar a visita previamente.

Na visita – realizada na sede do Programa Centro de Divulgação de Física – são apresentados experimentos de Física para a comunidade (alunos do Ensino Médio ou 9º ano do Ensino Fundamental, e grupos de familiares ou amigos). Os monitores são estudantes do curso de Física da UFPR, que mostram experiências em diversos campos da Física, como Mecânica, Ondulatória, Termodinâmica, Eletricidade, Magnetismo, Física Moderna e Radiação.

Temas sugeridos:

– História da Ciência

– Natureza da Ciência

– Mecânica

– Eletromagnetismo

– Sustentabilidade

– Astronomia

– Termodinâmica

– Ondulatória

– Física moderna

– Radiação

– Relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente

Orientações para visita

Pode fotografar?

Sim, mas não é interessante interagir com a exposição por meio da tela do celular. Tente encontrar um equilíbrio entre os registros e a vivência.

E se chover?

Como a exposição é coberta, não impactará na visita.

Se for em grupo, qual é o máximo de pessoas por visita?

50 Homo sapiens

Quanto dura a visita??

De 2 horas a 2 horas e trinta minutos.

Uma das coisas mais legais desse espaço é perceber o quanto aprender Física pode ser divertido e como ela está presente em diversas situações do nosso cotidiano. Vários experimentos apresentam mecanismos e fenômenos presentes em diversas invenções que utilizamos no dia a dia, além de conceitos que são importantes compreendermos para atuar de uma forma mais consciente na sociedade. A Física está por toda parte!

Será que é possível reproduzir alguns desses experimentos? Qual o papel de experimentos e modelos para a compreensão de fenômenos e conceitos das Ciências da Natureza? Qual são as vantagens de se usar modelos, mesmo que possuam limitações quanto ao que estão representando? Como os cientistas vêm utilizando modelos e experimentos ao longo da história da Ciência? Será que é fácil planejar um experimento?

O Fi.Br.A. é um dos diversos projetos desenvolvidos pelo Centro de Divulgação de Física, da Universidade Federal do Paraná. Por que é importante que as universidades desenvolvam ações como essas que possibilitam a troca de conhecimentos com a comunidade? Que outras ações de divulgação científica e popularização da Ciência você conhece? Já pensou em ser protagonista de ações semelhantes? Como você faria?

É importante entender a natureza do espaço que está sendo visitado e a linguagem que ele possui para disseminar o conhecimento. Pensar nessas coisas ajudar a instigar a curiosidade, incentiva a formulação de perguntas e também valoriza o ambiente, o respeito pelo trabalho realizado nesse local.


E aí, já visitou o Projeto Fi.Br.A.? O que achou? Tem alguma dica? Compartilhe com a gente!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.