Casa Verde

localização

41 3285-7035
Segunda – Sexta: 8:00 – 12:00 | 13:00 – 17:00
Idade: a partir dos 4 anos
*O horário e os dias de abertura estão sujeitos a alterações. Por isso, antes de ir até o local, é importante entrar em contato e verificar se ele estará aberto!

 

A Casa Verde fica em Curitiba e tem tem trilhas,
exposições interativas e atividades sobre educação ambiental.
Deslize a tela para conhecer melhor o espaço!


Em atividade desde 2007, a Casa Verde (antigo Centro Volvo Ambiental – CVA) é um projeto que nasceu como iniciativa da Associação Viking com o apoio da Volvo do Brasil visando ao desenvolvimento de ações de cultura e lazer. Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, eles desenvolvem práticas culturais como aulas de música e de teatro, além de atividades de educação ambiental.

O local de fato abriga uma casa verde, que é é uma antiga casa tombada que abriga exposições interativas com animais taxidermizados, exsicatas, amostras de solos, sementes e resíduos que produzimos.

Além disso o espaço possui três trilhas que abrigam cerca de 1500 espécies de plantas, como imbuias, xaxins, canelas, ipês, cedros, mais de 250 espécies de aves e centenas de outros animais, como cutias, serelepes, gralhas-azuis, grimpeiros e pica-pau rei.


Ações educativas

Visitas orientadas | Palestras | Cursos

Atualmente o projeto é gerido pela Fundação Solidariedade, que, por meio da cultura e educação ambiental, trabalha em prol da prevenção e promoção social, com foco na sustentabilidade e na cidadania, procurando contribuir para a educação e formação das pessoas além de promover sua consciência ecológica.

As oficinas culturais são regulares e gratuitas e as aulas acontecem de segunda a sexta-feira. As matrículas são realizadas no começo de cada semestre e você pode solicitar mais informações enviando um e-mail para cultura@fundacaosolidariedade.org.

Casa Verde

Temas sugeridos:

– Biodiversidade

– Equilíbrio ambiental

– Espécies endêmicas

– Evolução

– Relações ecológicas

– Sustentabilidade

– Biomas

Orientações para visita

Pode fotografar?

Sim, mas não recomendamos que você e ninguém interaja com o local por meio da tela do celular. Tente encontrar um equilíbrio entre os registros e a vivência.

E se chover?

A visita à Casa Verde, por ser coberta, não será prejudicada, mas o passeio na trilha provavelmente não acontecerá!

Se for em grupo, qual é o máximo de pessoas por visita?

35 Homo sapiens

Quanto dura a visita??

Cerca de 2 horas.

As visitas acontecem em dois espaços: na Casa Verde, onde há as salas da Floresta, Principal, da Água e de Apresentações; e na parte externa, em uma das três trilhas que o espaço possui.

Na Sala da Floresta o tema é a Mata com Araucárias e a fauna e flora da região. Essa sala é bem interessante, tem uma ambientação com sons de animais nativos e exemplares taxidermizados. As abordagens variam conforme a idade dos estudantes, mas de modo geral os monitores comentam sobre os hábitos de vida dos animais expostos e outras questões relacionadas a esse ambiente.

Na Sala da Água, os monitores abordam questões relacionadas a esse recurso e sua importância, o problema do lixo, da poluição e a fauna aquática. Além de discutirem esses assuntos, os estudantes assistem a trechos de filmes sobre esse tema.

Foto: staff do antigo Centro Volvo Ambiental.

Na Sala Principal, acontece uma roda de conversa com os visitantes sobre o meio ambiente, sua exploração e preservação, e também são realizadas algumas atividades lúdicas.

Essa sala possui exsicatas de plantas nativas, exemplares de rochas e minerais da região, amostras de solo e sementes de plantas nativas. Também tem uma pirâmide dos resíduos, para abordar questões relacionadas ao lixo que produzimos.

Foto: staff do antigo Centro Volvo Ambiental.

Após a visita à Casa Verde, os estudantes vão para a trilha, levando suas mochilas com lanches. A trilha visitada (Trilha das Araucárias) tem 984 metros de extensão e passa tanto pela margem da floresta como por dentro da mata. Durante o percurso, que dura de 45 minutos a uma hora, os monitores explicam diversas coisas, realizam dinâmicas, atividades lúdicas (como a trilha dos sentidos, a trilha cega e a gincana ecológica) e tem até uma peça de teatro, além da parada para o lanche e conversa no meio da floresta. As atividades variam conforme a idade do grupo.

É importante entender a natureza do espaço que está sendo visitado e a linguagem que ele possui para disseminar o conhecimento. Pensar nessas coisas ajudar a instigar a curiosidade, incentiva a formulação de perguntas e também valoriza o ambiente, o respeito pelo trabalho realizado nesse local. Afinal, por que a Casa Verde realiza atividades de conscientização ambiental? Qual é a intenção de incentivar os visitantes a passearem pelas trilhas do espaço? A Casa Verde pode ser considerada um museu? Por quê? Existem bosques perto de onde você mora? Que tipo de intervenções poderiam ser realizadas nesses locais com o intuito de ampliar o conhecimento das pessoas que passam por ele? E com o intuito de incentivar a sua conservação?

Sabemos que são infinitas as possibilidades de articulação de uma visita à Casa Verde às atividades de sala de aula! A seguir, você pode conhecer um encaminhamento que preparamos abordando o tema relações ecológicas! Se quiser fazer o download do arquivo, é só clicar aqui! Depois conte para nós o que achou! =)


E aí, já visitou a Casa Verde? O que achou? Tem alguma dica? Compartilhe com a gente!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.