41 3271-1515 | 41 3271-1490
Segunda – Sexta: 8:00 – 12:00 | 14:00 – 18:00
Idade: a partir dos 10 anos
*O horário e os dias de abertura estão sujeitos a alterações. Por isso, antes de ir até o local, é importante entrar em contato e verificar se ele estará aberto!
O Museu de Zoologia da PUC-PR tem um acervo com cerca
de 10 mil espécimes de vertebrados e invertebrados.
Deslize a tela para conhecer melhor o espaço!
O Museu de Zoologia da PUC-PR é um espaço que possui um acervo com cerca de 10 mil espécimes de vertebrados e invertebrados! Lá, você consegue observar esqueletos, animais taxidermizados ou conservados em meio líquido, ovos de aves e répteis, peles, entre outras peças do acervo biológico do local.

O museu iniciou suas atividades em 1945, na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Curitiba, com o nome Museu de Biologia. No ano de 1978 mudou o nome para Museu de Zoologia.
Ações educativas
| Visitas orientadas |
O espaço oferece visitas orientadas, conforme a disponibilidade do corpo técnico.

Temas sugeridos:
– Biodiversidade
– Evolução
– Zoologia
– Classificação
– Coleções biológicas e pesquisa
Orientações para visita
Pode fotografar?
Sim, mas não é interessante interagir com a exposição por meio da tela do celular. Tente encontrar um equilíbrio entre os registros e a vivência.
E se chover?
Não tem problema! Como o lugar é fechado, não afetará a visita!
Se for em grupo, qual é o máximo de pessoas por visita?
30 Homo sapiens
Quanto dura a visita??
Cerca de 1 hora e meia.
Para agendar a visita, você precisa ter os seguintes dados: nome da escola, número de alunos, idade e série.
Uma das coisas mais legais em se ter em mente ao visitar esse museu é que ele é também um local de pesquisa. Para além do que está exposto existe uma imensa coleção que suporta pesquisas na área da Zoologia. Outro assunto interessante de pensar a respeito se você vai visitar esse local é a taxidermia, uma técnica de conservação bem trabalhosa e que possibilita que consigamos observar animais em perfeito estado. Aliás, que outras formas de conservar coleções biológicas será que existem? Será que a técnica utilizada para conservar insetos é a mesma utilizada para conservar moluscos? Em que casos é melhor realizar a taxidermia? E para que existem as coleções biológicas?
Além disso, a procedência dos animais que ali estão também merece atenção, afinal eles não foram mortos especialmente para serem expostos. Então, de onde será que eles vieram?

Hoje o Museu funciona no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde no Campus Curitiba da PUC-PR. Esse espaço tem um papel importante como suporte prático para as aulas dos cursos de Biologia, Farmácia e Bioquímica, Medicina Veterinária, Agronomia, Zootecnia, Medicina, Odontologia e Enfermagem. Existem atualmente aproximadamente 10.000 espécimes de vertebrados e invertebrados catalogados ou tombados.
O Museu de Zoologia mantém intercâmbio com o Museu de História Natural de Curitiba, com o Zoológico Municipal, com o Passeio Público e, mais estreitamente, com o Centro de Triagem de Animais Silvestres Vivat Floresta (IBAMA/PUCPR), em Tijucas do Sul.

É importante entender a natureza do espaço que está sendo visitado e a linguagem que ele possui para disseminar o conhecimento. Pensar nessas coisas ajudar a instigar a curiosidade, incentiva a formulação de perguntas e também valoriza o ambiente, o respeito pelo trabalho realizado nesse local.

E aí, já visitou o Museu de Zoologia da PUC-PR? O que achou? Tem alguma dica? Compartilhe com a gente!!!