Planetário do Colégio Estadual do Paraná

localização

41 3234-5612
Segunda – Sexta: 9:00 – 17:00
Domingo (um por mês): 11:00
Idade: a partir dos 6 anos
*O horário e os dias de abertura estão sujeitos a alterações. Por isso, antes de ir até o local, é importante entrar em contato e verificar se ele estará aberto!

 

O Planetário do Colégio Estadual do Paraná
fica em Curitiba e tem um instrumento que projeta
o céu do passado, presente e futuro!
Deslize a tela para conhecer melhor o espaço!


O Colégio Estadual do Paraná possui algumas ações bem importantes voltadas ao ensino da Astronomia: um Planetário, um Observatório Astronômico e um Clube de Astronomia. Nessa página falaremos sobre o Planetário, chamado oficialmente de Planetário Professor Dr. Francisco José Gomes Ribeiro, e também sobre o Clube de Astronomia.

O Planetário está instalado em um prédio em forma de tronco de pirâmide no interior do Colégio Estadual do Paraná e possui uma cúpula com 6 metros de diâmetro que abriga um instrumento alemão de projeção de diferentes tipos de céu, sejam do passado, presente e futuro, sejam de qualquer cidade do Brasil e do mundo!

Esse mesmo instrumento projeta ainda o céu estelar, o sistema solar e outros fenômenos celestes, além de linhas e círculos que ajudam a ilustrar melhor a Astronomia Esférica.

Na cidade dificilmente conseguimos enxergar muitas estrelas à noite. Existe muita luz, e não é todo mundo que tem a chance de se deslocar para outros lugares distantes da poluição luminosa que existe onde moramos. Assim, o que vemos no céu noturno não chega nem perto do que ele realmente é. Para quem tem interesse nos mistérios da astronomia, o Planetário Professor Dr. Francisco José Gomes Ribeiro é um lugar riquíssimo que deve ser visitado.

Canyonlands National Park, United States.Photo by Logan Lambert on Unsplash.

 

Ações educativas

Visitas orientadas | Palestras | Cursos | Clube de Astronomia

O Planetário oferece sessões públicas e para instituições que queriam levar grupos de pessoas para essa experiência. As sessões para grupos precisam ser agendadas e as sessões públicas acontecem um domingo por mês, iniciam às 11 horas e tem uma hora de duração.

Foto por Lucas Pezeta em Pexels.com

Temas sugeridos:

– Astronomia

– Sistema solar

– Eclipses

– Constelações

– Estações do ano

– História da Ciência

– Fenômenos celestes

– Instrumentos utilizados para observar o céu

Outra ação educativa importante desse espaço é o Clube de Astronomia, criado em 1973 e aberto para a comunidade desde 2001. Esse clube conta com astrônomos amadores e entusiastas da astronomia que monitoram visitações públicas ao Observatório (em Campo Magro), realizam palestras e também cursos para a comunidade.

Para 2019, os integrantes do clube elaboraram um cronograma de visitas ao Observatório privilegiando os sábados em que seja possível observar também a Lua ao telescópio (segundo eles, os visitantes adoram!). Já as palestras de Astronomia para a comunidade, que eram ministradas um sábado por mês, foram reprogramadas para outubro, mês em que acontecerá a Semana de Astronomia, evento que contará com um ciclo de palestras.

Na última semana de maio o clube ofertará um Curso de Astronomia para comunidade.

As inscrições e programações detalhadas desses eventos serão divulgadas em breve. Fique de olho no site do Clube de Astronomia do Colégio Estadual do Paraná.

Orientações para visita

Pode fotografar?

Sim, mas não é recomendado, pois você não conseguirá registrar as imagens projetadas durante a apresentação e a claridade do celular atrapalha a visualização das projeções. É como usar celular no cinema, só atrapalha.

E se chover?

Sem problemas, pois o lugar é coberto e a visita não será afetada!

Se for em grupo, qual é o máximo de pessoas por visita?

62 Homo sapiens.

Quanto dura a visita??

Cerca de 1 hora.

Sessões públicas

Se você quiser participar de uma visita pública, deve comparecer 45 minutos antes do início da sessão e aguardar a entrada. Ah, e a idade mínima para participar das sessões é 6 anos (a máxima é 250 anos). Confira aqui as orientações para agendamento de visitas e o cronograma de temas para 2019 e aqui o calendário de eventos celestes para esse ano!

Se quiser saber mais informações sobre a programação mensal você pode ligar para o Planetário no horário comercial (41 3234-5612) ou enviar um e-mail para qualquer um dos seguintes contatos:

Uma das coisas mais legais em se ter em mente ao visitar esse local é pensar na sua relação com a Astronomia. Afinal, por que é importante estudar e conhecer a Astronomia? Que formas o ser humano tem encontrado para desvendar os segredos do espaço? Quais os impactos das descobertas feitas nessa área no nosso cotidiano? Como os cientistas compartilham esses conhecimentos com a comunidade?

Afinal de contas, planetário é a mesma coisa que observatório? Que tecnologias cada um deles possui? Qual é o primeiro planetário que se tem notícia aqui no Brasil? E no mundo? Será que é possível criar um planetário em sala de aula com poucos recursos?

É importante entender a natureza do espaço que está sendo visitado e a linguagem que ele possui para disseminar o conhecimento. Pensar nessas coisas ajudar a instigar a curiosidade, incentiva a formulação de perguntas e também valoriza o ambiente, o respeito pelo trabalho realizado nesse local.

Equipamento de projeção projetado por Walther Bauersfeld. Fonte: https://planetario.ufg.br/n/18056-o-que-e-um-planetario.

O Planetário do Colégio Estadual do Paraná fica em Curitiba e tem um instrumento que projeta o céu do passado, presente e futuro!

E aí, já visitou o Planetário do Colégio Estadual do Paraná? O que achou? Tem alguma dica? Compartilhe com a gente!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.