Intervenções

Esse projeto nasceu antes da Cidade da Ciência, mas tem muita relação com o que costumamos falar por aqui, de por o pé na cidade, ocupá-la, observá-la e senti-la.

Por isso, eis o “Nas Ruas de Curitiba”. Essa página guarda os retratos escritos e fotografados da Coca Eastwood em suas andanças explorando cada rua de Curitiba.

A cidade é uma estranha senhora

Que hoje sorri e amanhã te devora!

Mas quem dera os moradores

Fossem somente crianças

adaptado do Chico Buarque (Nas Ruas de Curitiba)

Depois de 7 anos de peripécias dessa intrépide exploradora das trilhas urbanas, Coca Eastwood publica o livro Vou deixar a rua me levar: Histórias de 2000 km de caminhada de uma andarilha fotógrafa nas ruas de uma cidade, um relato do que viveu e sentiu. Um jeito diferente de olhar a nossa volta, aprender com a cidade, na cidade, a cidade.

Ficou curioso? Dá uma olhada nesse recorte da apresentação do livro:

Este livro conta as histórias de 2000 quilômetros de caminhadas ao longo de sete anos pela cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná na região sul do Brasil. É Curitiba, mas serve para qualquer lugar. As caminhadas foram por 41 bairros dos 75 que a cidade tem. Tudo que foi visto foi fotografado, gerando um acervo de 50 mil imagens. Depois de uma árdua tarefa, selecionei 2000 fotos e tratei com arte digital. Dessas imagens, 895 estão publicadas neste livro ilustrando o texto.

​Levei sete anos para chegar até aqui (…).

(…) ​Nas minhas caminhadas pela cidade, eu fiz a observação do outro e do que muitas pessoas não veem. Eu vi a cidade como gente, com vida mesmo nas partes mortas, e que ela fala, grita, ri, chora e pede socorro. Enfim, é um livro para se pensar uma cidade, as suas memórias, seus erros e acertos, uma mistura de tudo, de memórias e de ciências humanas.”

Gostou? Então clica aqui para conferir o livro! =)