Parque Newton Freire Maia

localização

41 3666-6156  | 41 3675-0121 | 41 3675-0150
Terça – Sexta: 8:30 – 12:00 | 13:30 – 17:00 | 18:30 – 22:00 
Idade: a partir dos 7 anos
*O horário e os dias de abertura estão sujeitos a alterações. Por isso, antes de ir até o local, é importante entrar em contato e verificar se ele estará aberto!

 

O Parque Newton Freire Maia fica em Pinhais
e possui uma exposição interativa
destinada à divulgação científica!
Deslize a tela para conhecer melhor o espaço!


Também chamado de Parque da Ciência, é um espaço destinado à divulgação científica e tecnológica que também incentiva a discussão a respeito do caráter humano presente nessas atividades! Nas atividades promovidas lá, os monitores sempre procuram ressaltar a importância de uma análise crítica a respeito dos impactos socioculturais e ambientais das atividades ligadas à Ciência.

Para isso, o Parque Newton Freire Maia leva os visitantes a trilharem um caminho pelo do desenvolvimento científico e tecnológico com muita interação, utilizando recursos didáticos diversificados, como experimentos, equipamentos multimídia, painéis, ilustrações, oficinas e visitas orientadas. Dá para andar sobre um mapa gigante do Paraná, arrepiar os cabelos, escavar fósseis, conhecer a história da Ciência, se perder em um labirinto filosófico…

O Parque possui 5 pavilhões:

  • Introdução: aborda temas de Cosmologia, Astronomia, Biologia e o pensamento científico;
  • Cidade: aborda planejamento, história e curiosidades sobre as cidades e sua relação com a geografia, a Matemática, a História, a Física e a Astronomia;
  • Energia: aborda as diferentes formas de energia presentes na natureza, uso e transformações. Nesse local existe também um planetário que mostra a interpretação da Astronomia pelos índios brasileiros;
  • Água: aborda temas de Biologia, como os reinos dos seres vivos, genética e anatomia comparada. Existem também alguns experimentos de química e um sítio arqueológico;
  • Terra: aborda recursos renováveis e não-renováveis, mineração, paleontologia, botânica, entre outros tópicos.

Ações educativas

Visitas orientadas | Cursos

O espaço oferece diversas atividades e modalidades de atendimento de acordo com as características e objetivos de cada público! São elas:

  • Atendimento escolar: existem três possibilidades de visita escolar – a geral, também chamada de percurso do pensamento, a qual é ofertada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao ensino médio com a intenção de incentivar o interesse pela Ciência e motivá-los a seguir carreiras científicas e tecnológicas; a visita temática, para estudantes a partir do 4º ano do ensino fundamental, com roteiros de aprofundamento em alguns temas (disponíveis nas terças e quintas-feiras); e a visita noturna, que acontecem de terça a quinta-feira.
  • Atendimento à comunidade: visitas e atividades para grupos não escolares.
  • Visita técnica: voltada a educadores e pesquisadores das áreas de divulgação científica, educação não formal e museologia que querem se aprofundar nas questões pedagógicas e técnicas do Parque da Ciência.

 

Temas sugeridos:

– Natureza da Ciência

– História da Ciência

– Sustentabilidade

– Relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente

– Filosofia da Ciência

– Coleções biológicas e pesquisa

Orientações para visita

Pode fotografar?

Não. Os monitores do espaço tiram fotos durante a visita e depois postam no blog do parque!

E se chover?

Não é necessário reagendar a visita, pois o local é coberto. Mas, se você quiser visitar o Palco Paraná será necessário reagendar, pois essa atração fica em um espaço descoberto!

Se for em grupo, qual é o máximo de pessoas por visita?

80 Homo sapiens

Quanto dura a visita??

De 2 a 3 horas.

Recomendamos que você acesse a lista completa de normas para as diferentes modalidades de visita diretamente no portal do Parque Newton Freire Maia, ou seja, clicando aqui.

Uma das coisas mais legais em se ter em mente ao visitar o Parque da Ciência é entender que ele é um centro interativo recheado de experimentos e outras atrações e atividades que tem como principal objetivo popularizar o conhecimento científico e tecnológico. Lá trabalham pessoas apaixonadas pela Ciência que vão te provocar a refletir sobre o fazer científico e seus impactos na sociedade e no ambiente. Olhando para a organização do espaço, você verá que ela contempla diferentes aspectos da sociedade, e você será convidado a percorrê-los e interagir com eles usando os “óculos da ciência”.

Assim, mesmo que sua intenção seja realizar uma visita temática, vale a pena pensar a respeito das seguintes questões: afinal, o que é Ciência? O que faz de alguém um cientista? Quais são os impactos da produção científica e tecnológica sobre a sua vida? O que difere a Ciência de outras formas de tentar compreender as coisas? O que são modelos dentro da Ciência? O que são evidências? O Parque da Ciência tem o busto de alguns filósofos… qual a relação entre filosofia e Ciência?

É importante entender a natureza do espaço que está sendo visitado e a linguagem que ele possui para disseminar o conhecimento. Pensar nessas coisas ajudar a instigar a curiosidade, incentiva a formulação de perguntas e também valoriza o ambiente, o respeito pelo trabalho realizado nesse local.


E aí, já visitou o Parque Newton Freire Maia? O que achou? Tem alguma dica? Compartilhe com a gente!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.