Museu de Ciências Naturais da UFPR

localização

41 3361-1628
Segunda – Sexta: 9:00 – 12:00 | 13:30 – 17:30
Idade: a partir dos 5 anos
*O horário e os dias de abertura estão sujeitos a alterações. Por isso, antes de ir até o local, é importante entrar em contato e verificar se ele estará aberto!

 

O Museu de Ciências Naturais da UFPR fica em Curitiba
e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão
nas áreas de educação científica, popularização da ciência e
outras áreas específicas das Ciências Biológicas!
Deslize a tela para conhecer melhor o espaço!


O Museu de Ciências Naturais da UFPR é um espaço destinado à integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltado principalmente para o ensino fundamental e médio, e foi idealizado pelo professor Euclides Fontoura da Silva Junior.

O local mantém uma exposição permanente com coleções biológicas que contêm representantes dos grandes grupos de seres vivos que compõem a nossa fauna e flora e também espécimes de outras regiões preservados em meio líquido, taxidermizados, exsicadas, esqueletos, modelos e réplicas. Alguns dos animais expostos estão vivos, como o bicho-pau, serpentes, lagartos, tartarugas, peixes, anfíbios, aranhas…

Além do material em exibição, eles também têm coleções científicas de Zoologia (mamíferos, aves, répteis, anfíbios, moluscos e foramníferos) e de Paleontologia (iconologia, vertebrados e invertebrados), que podem ser consultadas por pesquisadores.


Ações educativas

Visitas orientadas | Palestras | Empréstimo de materiais

As ações educativas do Museu de Ciências Naturais da UFPR estão dividas em três atividades: visitas orientadas à exposição, empréstimo de coleções didáticas e o programa Ciência vai à escola.

Temas sugeridos:

– Biodiversidade

– Equilíbrio ambiental

– Zoonoses

– Classificação dos seres vivos

– Evolução

– Relações ecológicas

– Sustentabilidade

– Biomas

– Coleções biológicas e pesquisa

Empréstimo de coleções didáticas

O museu possui algumas coleções didáticas acompanhadas de um pequeno livro com informações interessantes sobre o material. Se você quiser emprestar um desses kits basta ir até o local com um documento e verificar a disponibilidade do kit solicitado.

Programa Ciência vai à escola

Idealizado pelo professor Euclides Fontoura da Silva Júnior, o programa surgiu numa perspectiva que vê a Ciência como Processo ao invés de disciplina, trabalhando a Educação Para a Ciência e a Popularização e Divulgação Científicas, de forma a contribuir com a sociedade brasileira através do conhecimento científico, formando cidadãos mais preparados para enfrentar o cotidiano da vida.

Para isso, oferece meios e instrumentos para a modificação do processo ensino-aprendizagem, como: exposições itinerantes, temporárias e permanentes, planejamento e elaboração de kits científico-educativos, oficinas, saídas de campo, cursos, minicursos, seminários, palestras, trabalhos científicos interativos em laboratório, realização de peças teatrais, confecção de modelos, manutenção de materiais biológicos fixados e preservados, exposições de vídeos, slides, organização de coleções didáticas na área das ciências naturais e outros procedimentos.

O programa é direcionado a estudantes de escolas públicas e particulares, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior e também a professores do ensino fundamental e médio.

Orientações para visita

Pode fotografar?

Sim, mas não é interessante interagir com a exposição por meio da tela do celular. Tente encontrar um equilíbrio entre os registros e a vivência.

E se chover?

Como a exposição é coberta, a visita não será prejudicada!

Se for em grupo, qual é o máximo de pessoas por visita?

40 Homo sapiens

Quanto dura a visita??

Cerca de 1 hora.

As visitas à exposição do museu podem ser agendadas via telefone em grupos de até 40 pessoas. Como o conteúdo que a exposição abrange é muito vasto, pois envolve todos os reinos dos seres vivos, uma hora de visita não irá abordar todos os assuntos de forma aprofundada. Por isso, ao planejar uma visita com os estudantes ao espaço, determine com os monitores qual será o foco.

Em relação à monitoria, ela não é obrigatória e depende da disponibilidade de pessoal. Caso você deseje esse acompanhamento, deverá solicitar quando agendar

O espaço possui alguns fôlderes a respeito de assuntos abordados na exposição, que são enviados por e-mail assim que você agendar a visita. Assim, é possível utiliza-los na preparação para a visita!

Uma das coisas mais legais em se ter em mente ao visitar esse museu é que ele é um local de pesquisa. Para além do que está exposto também existe uma coleção que suporta pesquisas na área da Zoologia. Pensar sobre as técnicas de conservação também é importante, pois ali você verá diferentes técnicas aplicadas, como conservação em meio líquido, taxidermia e diafanização, as duas últimas um tanto trabalhosas. Aliás, que outras formas de conservar coleções biológicas será que existem? Será que a técnica utilizada para conservar insetos é a mesma utilizada para conservar moluscos? Em que casos é melhor realizar a taxidermia? Em que casos é melhor realizar a diafanização? E para que existem as coleções biológicas?

Além disso, a procedência dos animais que ali estão também merece atenção, afinal eles não foram mortos especialmente para serem expostos. Então, de onde será que eles vieram? Qualquer pessoa pode ter coleções biológicas?

Mas o museu não abriga só animais, pois você verá também plantas, fungos e também alguns fósseis. Será que as técnicas utilizadas para conservar coleções de plantas são as mesmas que as dos fungos? E é possível conservar sementes e frutos da mesma forma que flores e folhas? E quanto aos fósseis, de onde vieram? Qualquer pessoa pode ir à caça de fósseis?

É importante entender a natureza do espaço que está sendo visitado e a linguagem que ele possui para disseminar o conhecimento. Pensar nessas coisas ajudar a instigar a curiosidade, incentiva a formulação de perguntas e também valoriza o ambiente, o respeito pelo trabalho realizado nesse local.


E aí, já visitou o Museu de Ciências da UFPR? O que achou? Tem alguma dica? Compartilhe com a gente!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.