Observatório Astronômico do Colégio Estadual do Paraná

localização

41 3234-5612
Aberto: período noturno mediante calendário do local.
Idade: a partir dos 6 anos
*O horário e os dias de abertura estão sujeitos a alterações. Por isso, antes de ir até o local, é importante entrar em contato e verificar se ele estará aberto!

 

O Observatório Astronômico fica em Campo Magro e tem
potentes telescópios que nos permitem observar
estrelas, planetas, nebulosas.
Deslize a tela para conhecer melhor o espaço!


O Colégio Estadual do Paraná possui algumas ações bem importantes voltadas ao ensino da Astronomia: um Planetário, um Observatório Astronômico e um Clube de Astronomia. Nessa página falaremos sobre o Observatório, chamado oficialmente de Observatório Astronômico Professor Leonel Moro. Mas, não se preocupe, que se quiser saber mais sobre o Planetário e o Clube de Astronomia é só clicar aqui.

O Observatório Astronômico Professor Leonel Moro é um espaço que possui diversos telescópios necessários para o ensino da Astronomia e é utilizado também por programas de pesquisa, em apoio a outros grandes observatórios e instituições do Brasil e do exterior.

Ele fica em um bairro rural do município de Campo Magro, a 20 km de Curitiba, ou seja, bem distante das interferências luminosas de uma cidade grande. Lá é possível ver um céu noturno com o qual não estamos acostumados, com muito mais coisas para observar.

Pense bem, quantas estrelas você consegue ver no céu da cidade à noite? Será que se estivesse numa região menos iluminada conseguiria ver mais coisas? Da cidade não conseguimos ver muita coisa no céu noturno, mesmo quando não há nuvem nenhuma e isso acontece porque as ruas são muito iluminadas e as luzes dos postes, carros, casas, prédios, placas luminosas, semáforos e o que mais você se lembrar atrapalham a observação do céu. Afinal, qual foi a última vez que você conseguiu ver um céu como esse aí de baixo?

Canyonlands National Park, United States.Photo by Logan Lambert on Unsplash.

 

Ações educativas

Visitas orientadas | Palestras | Cursos | Clube de Astronomia

O Observatório oferece sessões públicas e para instituições que queriam levar grupos de pessoas para essa experiência. As sessões para grupos precisam ser agendadas e as sessões públicas acontecem conforme as datas informadas nessa página.

Photo by Conner Baker on Unsplash.

Temas sugeridos:

– Astronomia

– Sistema solar

– Eclipses

– Constelações

– Estações do ano

– História da Ciência

– Fenômenos celestes

– Instrumentos utilizados para observar o céu

ATENÇÃO: Como o Observatório está em reformas, as observações do céu serão realizadas temporariamente no Colégio Estadual do Paraná.

Orientações para visita

Pode fotografar?

Sim, mas não é fácil fotografar um céu noturno, pois nem todos os celulares tem essa capacidade. Nesse caso, uma câmera profissional é mais indicada! Mas, a luz desses aparelhos atrapalha bastante a observação do céu, se puder, evite utilizá-los!

E se chover?

Deverá reagendar a visita! Aliás, se o céu estiver encoberto já não será possível ir até o observatório, pois se queremos observar o céu, precisamos dele sem nuvens.

Se for em grupo, qual é o máximo de pessoas por visita?

40 Homo sapiens.

Quanto dura a visita??

Cerca de 2 horas.

Sessões públicas

Assim como o Planetário, o Observatório do Colégio Estadual do Paraná também oferece visitas públicas. Todas essas ações são acompanhadas por membros do Clube de Astronomia do Colégio Estadual do Paraná (CACEP), que auxiliam no posicionamento dos telescópios e na observação a olho nu de estrelas, planetas, nebulosas e outros corpos celestes.

Se você quiser participar de uma visita pública, acesse essa página para saber mais informações confira aqui o calendário de eventos celestes para esse ano!

Sessões para instituições

O Observatório está aberto a visitas escolares ou de outros grupos de estudantes. Basta agendar previamente, confira aqui as informações! O legal é que normalmente as visitas envolvem também uma sessão no planetário do Colégio Estadual do Paraná! Ou seja, a noite astronômica começa no planetário e termina no observatório!

Para ir ao observatório, recomendamos que os visitantes usem roupas e calçados confortáveis e levem agasalhos mesmo se o dia estiver quente.

Uma das coisas mais legais em se ter em mente ao visitar esse local é pensar na sua relação com a Astronomia. Afinal, por que é importante estudar e conhecer a Astronomia? Que formas o ser humano tem encontrado para desvendar os segredos do espaço? Quais os impactos das descobertas feitas nessa área no nosso cotidiano? Como os cientistas compartilham esses conhecimentos com a comunidade?

Afinal de contas, planetário é a mesma coisa que observatório? Que tecnologias cada um deles possui? Qual é o primeiro observatório astronômico que se tem notícia aqui no Brasil? E no mundo? Consigo criar um telescópio em sala de aula com poucos recursos?

É importante entender a natureza do espaço que está sendo visitado e a linguagem que ele possui para disseminar o conhecimento. Pensar nessas coisas ajudar a instigar a curiosidade, incentiva a formulação de perguntas e também valoriza o ambiente, o respeito pelo trabalho realizado nesse local.

Photo by Tbel Abuseridze on Unsplash.

O Planetário do Colégio Estadual do Paraná fica em Curitiba e tem um instrumento que projeta o céu do passado, presente e futuro!

E aí, já visitou o Observatório Astronômico do Colégio Estadual do Paraná? O que achou? Tem alguma dica? Compartilhe com a gente!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.