Estação de Tratamento de Água Miringuava

localização


Quarta: 9:00 – 11:00 | Quinta: 14:00 – 16:00
Idade: a partir dos 10 anos
*O horário e os dias de abertura estão sujeitos a alterações. Por isso, antes de ir até o local, é importante entrar em contato e verificar se ele estará aberto!

 

A ETA Miringuava da Sanepar fica em São José dos
Pinhais e possui um programa de visitas orientadas
para estudantes de várias idades!
Deslize a tela para conhecer melhor o espaço!


A Estação de Tratamento de Água Miringuava da Sanepar (ETA Miringuava) em São José dos Pinhais possui um programa de visitas orientadas para estudantes desde as séries inicias do Ensino Fundamental até o Ensino Superior.

Lá, os estudantes têm acesso a informações sobre saneamento ambiental, bacias hidrográficas e seus impactos ambientais, fases do tratamento de água, entre outras.


Ações educativas

Visitas orientadas | Materiais educacionais

A Sanepar possui muitos materiais educativos no seu portal, disponíveis para download:

Além desses materiais, oferece um centro de educação ambiental itinerante, o ECO EXPRESSO SANEPAR, um ônibus porreta, cheio de coisas legais que vai até a escola! Esse ônibus tem como objetivo levar informações sobre meio ambiente e saneamento à população, e é equipado com uma grande maquete que permite ao visitante conhecer o caminho da água desde a nascente até a sua disposição final, na forma de esgoto tratado. Esse caminho é chamado de Ciclo do Rio ao Rio.

Além dos processos de abastecimento com água tratada e de coleta e tratamento de esgoto, a maquete demonstra como é feita a produção de energia renovável a partir das estações de tratamento de esgoto. Também apresenta o tratamento adequado dos resíduos sólidos urbanos.

O objetivo do Eco Expresso é fazer com que a população se sinta responsável pela preservação dos recursos hídricos e que adote atitudes sustentáveis no dia a dia, como usar água sem desperdiçar, destinar o lixo corretamente e fazer a ligação do imóvel à rede de esgoto de forma adequada. No ano de 2015, o Eco Expresso esteve presente em todas as regiões do estado e mais de 52 mil pessoas participaram das atividades desenvolvidas.

Fonte: http://site.sanepar.com.br/a-sanepar/programas-e-projetos

Para receber a visita do ônibus em seu município, envie um e-mail para visitas@sanepar.com.br.

Fonte: Sanepar.

Além do portal, e do ônibus ECO EXPRESSO, a Sanepar também oferece visitas orientadas à Estação de Tratamento de Água (ETA) Miringuava em São José dos Pinhais. 

Temas sugeridos:

– Saneamento básico

– Água

– Reações químicas

– Obtenção e tratamento de água potável

– Doenças veiculadas pela água

– Separação de misturas

– Relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente

Orientações para visita

Pode fotografar?

Sim, mas não é interessante interagir com a exposição por meio da tela do celular. Tente encontrar um equilíbrio entre os registros e a vivência e cuidado com o celular perto dos tanques de tratamento.

E se chover?

Melhor reagendar a visita, pois várias etapas do tratamento estão em local descoberto.

Se for em grupo, qual é o máximo de pessoas por visita?

40 Homo sapiens

Quanto dura a visita??

Cerca de 2 horas.

Para conhecer a Estação de Tratamento de Água Miringuava da Sanepar, recomendamos que os visitantes usem roupas e calçados confortáveis, levem protetor solar e boné ou chapéu.

A visita é dividida nas seguintes etapas: recepção, exposição teórica e visita à ETA.

Na recepção, o responsável pelo atendimento faz comentários a respeito de condutas de segurança.

Na exposição teórica são abordados temas como o saneamento ambiental, bacia hidrográfica e processo de captação e tratamento da água e do esgoto. Conforme a idade dos visitantes, são passados alguns vídeos para complementar o assunto.

Na visita à ETA os estudantes são encaminhados primeiramente à Calha Parshall para visualizarem a chegada da água bruta com os primeiros produtos adicionados.

Calha Parshall.

Na sequência, se dirigem ao floculador, onde é explicado o processo de formação de flocos de sujeira. Nesse momento são realizados comentários a respeito da qualidade da água em decorrência dos impactos socioambientais antes da captação e a formação da espuma no floculador, que ocorre devido à presença de matéria orgânica na água, tanto por poluição, como decorrente de um processo natural que ocorre em corpos hídricos superficiais.

Florculador.

Dos floculadores os visitantes vão para o decantador, onde aprendem sobre o processo de decantação, a periodicidade de lavagem dos tanques, destino do lodo e a reinserção da água de lavagem do decantador no início do processo, quando houver. Nesse momento pode ser feita uma relação entre a quantidade de lodo gerado no tratamento e a qualidade da água bruta captada.

Decantador.

Após os decantadores há uma parada ao redor do filtro, onde são explicadas a filtração e a adição de produtos finais para que a água seja considerada potável.

Filtro.

Em seguida, os/as estudantes vão para o laboratório da estação, onde é mostrada a diferença entre a água que entra e a que sai para o abastecimento público e as etapas de controle desse processo.

Laboratório.

Ao final, os visitantes retornam ao espaço de recepção para fazerem o fechamento da visita e tirarem dúvidas. A ordem dos locais visitados pode variar, assim como a profundidade de abordagem do assunto, conforme a idade do público.

Uma das coisas mais legais de se ter em mente ao visitar a ETA é pensar nas atividades que acontecem nesse espaço e a importância para a cidade. Afinal, de onde vem a água que sai da nossa torneira? Será que podemos bebê-la? Como é o processo de limpeza da água para que ela chegue na nossa casa? Conhecer a dinâmica de uma ETA antes de ir até lá pode te ajudar a aproveitar melhor a visita e formular as perguntas importantes. Essa animação pode ser uma boa estratégia de exploração dessa atividade.

É importante entender a natureza do espaço que está sendo visitado e a linguagem que ele possui para disseminar o conhecimento. Pensar nessas coisas ajudar a instigar a curiosidade, incentiva a formulação de perguntas e também valoriza o ambiente, o respeito pelo trabalho realizado nesse local.


E aí, já visitou a ETA Miringuava? O que achou? Tem alguma dica? Compartilhe com a gente!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.