Centro de Gerenciamento de Resíduos Iguaçu

localização

41 3512-0300  | 41 3512-0310
Quarta e Quinta: 8:00 – 16:00
Sexta: 8:00 – 11:30
Idade: a partir dos 5 anos
*O horário e os dias de abertura estão sujeitos a alterações. Por isso, antes de ir até o local, é importante entrar em contato e verificar se ele estará aberto!

 

O Centro de Gerenciamento de Resíduos Iguaçu,
da Estre Ambiental, fica em Fazenda Rio Grande.
Lá, os visitantes conhecem o aterro sanitário e também
participam de atividades sobre educação ambiental.
Deslize a tela para conhecer melhor o espaço!


O Centro de Gerenciamento de Resíduos Iguaçu (CGR Iguaçu), em Fazenda Rio Grande, é o aterro sanitário para onde vai todo o lixo de Curitiba que não pode ser reciclado.

Foto: Estre Ambiental.

Administrado pela Estre Ambiental, o local também possui um Centro de Educação Ambiental, que tem como objetivo promover a educação para a sustentabilidade e discussões sobre a geração de resíduos e consequências.

O Instituto Estre – parte da Estre Ambiental encarregada de incentivar a responsabilidade socioambiental – promove atividades de educação ambiental em escolas, recebe estudantes dentro do CGR Iguaçu e ainda mantém programas de formação continuada de professores.


Ações educativas

Visitas orientadas | Palestras | Cursos

O espaço oferece uma visita pelo aterro sanitário e também atividades de educação ambiental.

Temas sugeridos:

– Biodiversidade

– Equilíbrio ambiental

– Zoonoses

– Sustentabilidade

– Tratamento de resíduos

– Impacto ambiental

Além de realizar visitas orientadas ao Centro de Educação Ambiental Fazenda Rio Grande, o Instituto Estre possui um programa de oficinas pedagógicas.

Qualquer escola pode participar das oficinas, que são ministradas nos locais solicitados. Basta telefonar agendando (3512-0300 / 3512-0310). No site do Instituto estão disponíveis todos os materiais de suporte, tanto para professores como para estudantes. Acessem, os materiais são muito bons!

Orientações para visita

Pode fotografar?

Não.

E se chover?

É necessário reagendar a visita, infelizmente.

Se for em grupo, qual é o máximo de pessoas por visita?

40 Homo sapiens

Quanto dura a visita??

Cerca de 2 horas.

Para agendar uma visita, você pode enviar um e-mail ou ligar para lá. Recomendamos que durante os estudantes usem roupas e calçados confortáveis, levem protetor solar e boné ou chapéu.

E por que é legal visitar o CGR Iguaçu? Porque além de terem contato direto com um aterro sanitário, é uma oportunidade para os estudantes compreendem sua estrutura, como ocorre o trabalho no tratamento de resíduos e também se atentarem quanto ao enorme volume de lixo gerado por Curitiba diariamente.

Quando conhecemos de perto um aterro sanitário temos a verdadeira noção do quanto o lixo ocupa de espaço. É comum não darmos atenção a isso depois que colocamos os nossos sacos de lixo para fora de casa, afinal dali para frente não é mais assunto nosso. Será mesmo?

Os aterros não podem crescer indefinidamente e quando um atinge sua capacidade o terreno fica desativado para uso durante décadas! Precisamos muito pensar a respeito dos resíduos que geramos e nas formas em diminuí-los. Também é nosso dever dar atenção à procedência dos produtos e serviços que consumimos e se as empresas que os oferecem têm um compromisso quando ao descarte final de seus produtos depois que quebrarem ou tornarem-se obsoletos. Aliás, as empresas se preocupam com a durabilidade do que produzem, para que seus produtos demorem para ser descartados?

Todo ser humano – esses animais mamíferos, bípedes, que se distinguem dos outros mamíferos pelo seu telencéfalo altamente desenvolvido e o polegar opositor – deveria visitar um aterro sanitário, um lixão, ou qualquer outro espaço destinado ao manejo dos resíduos que produzimos. E, ao visitar, refletir sincera e criticamente a respeito do próprio comportamento e como pode fazer a diferença já, hoje.

Recomendamos muito esses dois vídeos – que não são novos, já são muito conhecidos e talvez algumas pessoas até digam que estão batidos – para ajudar você a se preparar, preparar as pessoas que você quer levar ou então orientar uma reflexão no retorno.

FIlme “A História das Coisas”, de Annie Leornad.
FIlme “Ilha das Flores”, um curta-metragem brasileiro, do gênero documentário dirigido por Jorge Furtado.

E aí, já visitou o Centro de Gerenciamento de Resíduos Iguaçu? O que achou? Tem alguma dica? Compartilhe com a gente!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.